Regulamento

REGULAMENTO DO FESTIVAL SOM NA UFF 6

Capítulo I – disposições gerais

Art. 1º – O festival “Som na UFF 6” é uma realização da Universidade Federal Fluminense com a produção do curso de Produção Cultural do Instituto Artes e Comunicação Social, dirigido à toda comunidade universitária do estado do Rio de Janeiro (aluno ou servidor universitário), maiores de 18 anos ou emancipados que não possuam contrato em vigor com qualquer gravadora / distribuidora, sendo aberto a qualquer estilo e/ou gênero musical.

Art. 2º – a produção do Festival “Som na UFF 6” estará a cargo da Comissão Organizadora formada pelos integrantes da empresa júnior do curso de Produção Cultural, a 33 Produções, sob coordenação das professoras Priscila Seixas e Aline Portilho.

Art. 3º – O projeto desenvolve a partir da linguagem musical a garimpagem de diferentes propostas de representação e auto-expressão sócio-cultural.

Art. 4º – À Comissão Organizadora caberá os seguintes encargos:

– receber e protocolar as inscrições

– realizar a pré-seleção

– convocar uma comissão de seleção técnica que finalizará a escolha dos grupos e/ou artistas semifinalistas.

– mediar as reuniões com as bandas selecionadas

– elaborar o formato de execução técnica do evento

– divulgar o evento

– convocar uma comissão julgadora para proceder a premiação do Festival

– comandar e supervisionar a execução do festival

Capítulo II – das inscrições

Art. 5º – A participação do Festival “Som na UFF 6” é aberta a qualquer aluno ou servidor universitário, maiores de 18 anos ou emancipados que não possuam contrato em vigor com qualquer gravadora / distribuidora e que satisfaça as condições previstas no presente regulamento.

Art. 6º – A inscrição é obrigatória, devendo ser efetuada entre os dias 02 à 20 de julho de 2012 em ficha de inscrição própria, no site de domínio http://www.somnauff.wordpress.com, após criação de cadastro no mesmo, podendo haver mudança e/ou prorrogação na dada se julgado necessário pela Comissão Organizadora. À esta também é resguardado o direito de ampliar, se necessário, os meios de inscrição como fichas de inscrições próprias a serem entregues em postos de recolhimento a serem posteriormente divulgados.

Art. 7º – As inscrições somente serão aceitas mediante o cumprimento dos seguintes requisitos:

– preencher devidamente a ficha de inscrição e o termo de responsabilidade, juntamente com uma cópia de algum documento que comprove o vínculo com qualquer instituição de ensino superior, situada no estado do Rio de Janeiro, de pelo menos 1 (um) dos componentes, no caso de inscrição coletiva; e uma cópia de seu R.G.;

– enviar em anexo as letras digitadas referentes à composição inscrita, devidamente assinada pelo(s) autor(es)

– na ficha de inscrição, enviar 2 (duas) músicas inéditas de até cinco minutos cada, gravadas na íntegra, na forma a serem executadas no Festival. Sendo opcional o envio de vídeos de tais músicas, podendo ser links para visualização online. Apenas 1 (uma) das músicas será selecionada como representante do grupo ou artista.

– enviar, ao menos, uma rede social da banda (myspace, facebook, twitter, etc.), na forma de melhor avaliar o trabalho musical.

– enviar em anexo um release da banda contendo as seguintes informações: histórico, proposta de trabalho e breve apresentação de cada integrante e argumentação em prol da banda.

– não haverá restrições quanto a estilos musicais. Todos concorrerão aos mesmos critérios, de acordo com o regulamento.

– a Comissão Organizadora se isenta de qualquer responsabilidade de registro dos direitos autorais, o qual ficará a cargo dos participantes.

– a Comissão Organizadora não devolverá sob nenhuma hipótese, o material de inscrição.

Art. 8º – Todos os campos da ficha de inscrição deverão ser preenchidos, bem como todo o material exigido nesse capítulo deve ser anexado, caso contrário, o concorrente será desclassificado.

Capítulo III – dos meios de classificação

Art. 9º – Todo o material enviado referente às inscrições será pré-classificado pela Comissão Organizadora, através dos seguintes critérios:

– cumprimento das informações solicitadas

– clareza e objetividade nas informações solicitadas no release

– capacidade de desenvolver uma argumentação em prol da proposta de trabalho apresentada

– coerência entre a proposta de trabalho e o material audiovisual.

Art. 10º – A seleção final das bandas classificadas será feita por uma comissão composta por profissionais da área musical, sob critérios referentes à qualidade técnica. À comissão organizadora fica resguardado o direito de decidir sobre os meios e quantitativo de grupos e/ou artistas para a efetivação dessa etapa intitulada “classificatória”, podendo ser através da audição do material enviado e pré-classificado ou da apresentação ao vivo mediante o corpo de profissionais técnicos.

§ Para melhor explicitação da etapa classificatória a comissão organizadora poderá lançar, até o início do período de inscrições, um termo aditivo ao presente regulamento.

Art. 11º – Das 2 (duas) músicas inéditas inscritas, apenas 1 (uma) será classificada e deverá obrigatoriamente ser executada durante as apresentações finais no Festival.

Art. 12º – A lista dos classificados será divulgada até 1 (um) mês após o término das inscrições no web site do projeto.

§ Os candidatos deverão confirmar sua presença no Festival por telefone no prazo máximo de 48 (quarenta e oito) horas, a partir da data de divulgação da lista de classificados, sob pena de desclassificação, a critério da Comissão Organizadora.

Art.13º – As bandas e artistas selecionados para todas as etapas do festival (tanto autores como os interpretes e os executantes) autorizam desde já a edição e impressão em CD de suas músicas conforme prevê a Lei 5988/73. As músicas inéditas selecionadas serão gravadas em um CD intitulado “Som na UFF 6”.

Capítulo IV – reuniões preparatórias

Art.14º – O Festival “Som na UFF 6” é um processo de construção coletiva da qual participarão a comissão organizadora e as bandas semifinalistas. Para tanto serão realizadas reuniões para definir aspectos da composição artística do festival.

§1 – As reuniões serão mediadas pela Comissão Organizadora.

§2 – É obrigatório o comparecimento de pelo menos um componente da banda em todas as reuniões.

§3 – A Comissão Organizadora se reserva no direito de solicitar material complementar.

§4 – As bandas autorizam o registro de imagem e som.

Capítulo V – da premiação

Art. 15º – Os vencedores e classificados do Festival “Som na UFF 6” receberão os seguintes prêmios em referência a cada categoria:

– Melhor Grupo ou Artista: gravação de um CD produzido por gravadora a ser definida pela Comissão Organizadora, e um troféu alusivo a sua vitória.

– Melhor Composição inédita: gravação de um vídeo clipe produzido pelos alunos da Graduação em Cinema da Universidade Federal Fluminense e troféu alusivo a sua vitória.

– Melhor Instrumentista: Vale instrumento, com valor a ser definido pela comissão organizadora, e troféu alusivo a sua vitória.

– Melhor Intérprete: Vale instrumento com valor a ser definido pela comissão organizadora,  e troféu alusivo a sua vitória.

§1 – O não comparecimento dos vencedores na entrega dos prêmios poderá acarretar na perda dos mesmos.

§2 – Os prêmios estão sujeitos a alteração devido a captação.

Capítulo VI – das disposições finais

Art. 16º – A inscrição no “Som na UFF 6” implica na aceitação e concordância com todos os termos da presente regulamento, valendo como contrato de adesão.

Art. 17º – Os casos omissos neste regulamento serão dirigidos pela Comissão Organizadora do Festival “Som na UFF 6”, pelo corpo de selecionadores técnicos e pela Comissão Julgadora.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s